Os 10 principais erros que as mães comentem na alimentação dos filhos

A alimentação dos filhos é um dos assuntos que mais preocupa as mães. Em algum momento da vida da criança esse assunto irá tornar-se pauta dentro de casa, com certeza! Ou porque o filho está a comer muito ou porque está comer pouco!



“O Manuel sempre comeu muito bem, mas faz um tempo para cá está um pouco enjoado e sem apetite”.

O pediatra disse que na fase dos 3 anos a maioria das crianças perde o apetite e que as mães devem respeitar e não insistir. 

Ele também disse que essa é a fase em que as mães erram ao oferecer qualquer coisa para os filhos comerem, pois no desespero de que comam alguma coisa, acabam por oferecer alimentos não saudáveis. 

“Ninguém morre de fome com um prato de comida na frente”…

Eu entendo perfeitamente as mães que começam a oferecer alternativas quando as crianças não querem comer, pois é horrível perceber como eles comiam tão bem e, de repente, passam a comer mal.

Indo ao encontro desse problema, encontrei os 10 maiores erros que as mães cometem na alimentação dos filhos. Vejam se concordam! 

1. Dizer sempre sim!
A criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Devemos ter um dia por semana específico em que podemos ser mais liberais. 

2. Lanches fora de hora!
Já dissemos que o ideal são 6 refeições diárias e evitar os lanches fora desses horários. 

3. Oferecer comida como recompensa!
“Come a sopa toda para ganhares a sobremesa”… Essa frase passa a ideia de que comer sopa não é bom, e que a sobremesa é muito melhor. 

4. Ameaçar com castigos para quem não cumpre com o combinado!
“Se não comeres a salada, não vais receber um presente”. Esta atitude só vai aumentar o ódio que a criança sente em relação às saladas.

5. Brincadeiras na mesa!
Hora de comer é hora de seriedade, evite fazer o aviãozinho! 

6. Ceder ao primeiro “não gosto disso”!
A criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Cada um pode comer o que quiser, mas pelo menos experimentar, não custa nada. 

7. Substituir refeições!
Não quer peixe com batata cozida, então bebe um biberon de leite. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre. 

8. Tornar a ida a uma pastelaria, um programa!
Desta forma, a comida de casa fica para segundo plano… 

9. Servir sempre a mesma comida!
A criança só come iogurte, então passa o dia todo a comer iogurte. Desadequeado pois irá faltar-lhe muitos nutrientes e vitaminas. 

10. Dar o exemplo!
Não adianta mandar beber sumos naturais e os pais beberem refrigerantes. As crianças observam os pais e dão valor aos exemplos!

Fonte: justrealmoms.com.br


Comente com o Facebook: