Estarão os piolhos mais resistentes??

alt 

É normal, é comum, mas nunca deixa de ser um aborrecimento. Mal a escola começa, regressam as infestações de piolhos.
Se, nas férias, estes insectos parecem estar mais arredados das cabeças das crianças, no momento em que se juntam dezenas nas salas de aula, nos recreios, nos ginásios ou mesmo nas carrinhas do colégio, é vê-los reaparecer e é tempo de comprar os conhecidos pentes de dentes finos, champôs e loções.

Este ano, a “época dos piolhos” vai começar com uma notícia nada animadora. De acordo com investigadores norte-americanos, os pequenos animais têm vindo a sofrer mutações que os tornam mais resistentes aos produtos químicos habitualmente utilizados nos tratamentos de farmácia. “Descobrimos que 104 das 109 populações de piolhos que estudámos não morrem com a utilização de piretróides”, os compostos insecticidas mais utilizados em champôs e loções, revela Kyong Yoon, investigador da Universidade do Sul do Ilinóis, para quem os primeiros sinais de resistência genética foram detectados no início da década de 90.

As mutações levam a que os insectos se tornem resistentes a este tipo de insecticida. No entanto, outras substâncias ainda os matam, embora apenas sejam adquiridas através de receita médica. “O meu conselho é que os pais pensem muito bem antes de optarem por soluções mais fortes, até porque o uso intensivo de qualquer tipo de substância tem potencial para criar resistência nestas pequenas criaturas”, adverte o mesmo responsável, para quem “apesar de ser um grande aborrecimento”, os métodos físicos, como o uso regular de pentes finos, podem ser a melhor opção.
Fonte: paisefilhos.pt
Blue Eyes

Comente com o Facebook: