É a curiosidade que faz com que as crianças se desenvolvam e amadureçam.
Esta característica faz com que desde muito cedo, tenham interesse em saber o que está escrito nos anúncios e outdoors que se encontram nas ruas. Para além disso, querem saber os números e as letras, para que consigam dizer quantos anos têm e escrever o nome nos desenhos.
É fácil de entender que nenhuma outra palavra tem tanta importância como o nome, uma vez que se encontra intimamente ligada à procura de identidade. Nesta fase, a descoberta de letras e de sons é muitas vezes feita através de lengalengas e de rimas, onde aparecem várias palavras com o mesmo som e num determinado ritmo.
À medida que os mais pequenos vão decifrando a escrita e atribuindo-lhe um significado, vão também percebendo a sua utilidade como meio privilegiado de comunicação. Certo é que com três anos algumas crianças já reconhecem letras, ainda que isso se deva ao exercício de memória fotográfica.
Aliás, não há nenhuma prova cientifica que nos leve a pensar que uma criança que já lê aos quatro anos, vá ser melhor nessa área, que outra que só começou aos seis. Ainda assim, a estimulação para a leitura é algo que se deve fazer desde tenra idade.
Ter livros à volta, habituar a criança a ver os pais a lerem, contar-lhe histórias ao deitar, são alguns exemplos que servem para isso mesmo.
Fonte: paisefilhos.pt
Blue Eyes
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