Esta é a cidade mais limpa do mundo


De acordo com um estudo do Mercer Global Financial, Calgary, no Canadá, surge no topo da lista das cidades mais limpas do mundo, escreve o The Guardian.
Para os europeus, parece estranho que nenhuma cidade suíça apareça nos primeiros 10 lugares. A verdade é que, apesar da limpeza das ruas, Calgary ocupa o 33.º lugar num outro ranking de qualidade de vida dos habitantes, enquanto Zurique mantém-se ao longo de vários anos em 2.º.

O ranking das cidades mais limpas tem em conta critérios como a disponibilidade e potabilidade da água, a recolha de lixo, a qualidade dos sistemas de esgotos, a poluição na atmosfera e o tráfego automóvel. Curiosamente, o lixo nas ruas, o indicador mais visível de limpeza, não é avaliado neste ranking.

Ainda assim, é certo que Calgary é livre de detritos na rua. Isto porque quem atirar cigarros ou lixo da janela do carro, por exemplo, incorre numa multa que pode chegar aos mil dólares.

Além disso, a associação Green Calgary promove junto da população acções de formação com dicas sobre como fazer compostagem ou a preparação de um almoço com o mínimo de embalagens possível.

Esta é a lista completa do top 10:

1. Calgary, Alberta, Canada

2. Adelaide, Australia

3. Honolulu, Hawaii, USA

4. Minneapolis, USA

5. Kobe, Japan

6. Copenhagen, Denmark

7. Wellington, New Zealand

8. Helsinki, Finland

9. Oslo, Norway

10. Freiburg, Germany

Fonte: SOL

Comente com o Facebook: