O que é a Dislexia?

 
Ouvimos falar com frequência sobre dislexia e muitas vezes erradamente disgnosticada, por vezes a palavra torna-se banal e acabamos por desvalorizar. Por isso, é importante saber a designação correcta.
A dislexia é uma dificuldade duradoura de leitura, que pode apresentar diversas etiologias com uma correlação neuropsicológica evidente, pelo que o diagnóstico deverá ser realizado por um técnico especialista nesta área, sendo que a sinalização por parte do professor ou do médico poderá ser intuitiva.

A dislexia é uma entidade específica que só nos aspectos expressivos se assemelha à dificuldade na aprendizagem da leitura, por isso também a importância no diagnóstico correcto, afim de evitar o sobrediagnóstico  e a consequente estigmatização ou o subdiagnóstico privando as pessoas que necessitam do acompanhamento técnico adequado.

A dislexia acompanha a pessoa por toda a vida, mas quando bem diagnosticada pode ser conseguida uma  adaptação excelente que no resultado final se compara aos dos leitores «normais». As crianças com dislexia são, por via das suas características de activação cerebral específicas, entre muitas outras coisas, excelentes na resolução de problemas e em geral possuem um QI acima da média.

Fonte: paisefilhos.pt

Blue Eyes

Comente com o Facebook: