Actividades Montessori para dias de chuva

Com a chegada da chuva e do mau tempo neste hemisfério norte lá chega a questão: o que fazer com a miudagem nos dias de chuva (leia-se em casa, já que andar de escorrega não se apresenta como uma actividade lá muito exequível…)?

Vai daí e troquei umas ideias com a Diana Ferreira do TAQUI – Tudo acontece quando unimos ideias. E basicamente foi isto que aconteceu. Andamos no mesmo comprimento de onda no que diz respeito à abordagem montessoriana de autonomia e desenvolvimento infantil, mas como a Diana está muuuuito mais à frente neste campo, convidei-a a escrever um artigo. Ei-lo! :)
 
ACTIVIDADES INSPIRADAS NO MÉTODO MONTESSORI PARA DIAS DE CHUVA

As actividades inspiradas no método Montessori devem ser preparadas pelo adulto e apresentadas com todos os materiais necessários. Dessa forma as crianças não se distraem à busca das peças que faltam.

Podemos preparar actividades com objectos simples, usados em casa no nosso dia-a-dia e convidá-los a participar. Nunca forçar. Se a criança não mostrar interesse ou estiver muito distraída, não devemos insistir.

Através da observação da criança conseguimos acompanhar melhor quais são os objectos ou temas pelos quais mostram mais interesse naquele determinado período de tempo.

A apresentação do material ou da actividade é sempre feita através de demonstração, calma e segura. Devemos usar o menor número possível de palavras. A criança deve focar-se no material e não nas palavras. Como sabemos, as crianças são muito observadoras, por isso elas vão estar atentas aos nossos movimentos e vão querer repetir. Por isso é que esta atitude é muito importante.

Se a criança não repetiu os movimentos como demonstrou, não aponte os erros. A criança tem o seu próprio ritmo. Respeite. Nem sempre a criança consegue desenvolver a actividade a 100%, especialmente das primeiras vezes. Não se preocupe, relaxe! Vai haver mais oportunidades e a repetição é saudável!

No final da actividade, guarde o tabuleiro ou os materiais no sítio certo. Sabe porquê? Da próxima vez que a criança usar essa actividade vai repetir esse comportamento. Iupi! Vai guardar direitinho na estante e fica logo tudo arrumado. Nós gostamos disso, não é?

Aprecie estes momentos com os seus filhos. Esteja calma, tenha paciência, dedique-se. Vai ver os resultados em todos os aspectos da vida.
 
1 – Puzzles numéricos


Escolha um tema; Imprima/desenhe/recorte de revistas imagens sobre o tema escolhido; Corte em partes de forma a construir um puzzle. Pode acrescentar números às imagens

Use dois ou três puzzles
 
2 – Separação por tamanho


Com objectos de três tamanhos diferentes, pequeno, médio e grande.

Faça uma tabela e depois a criança coloca o tamanho no quadrado correspondente
 
3 – Inserir canudos em pauzinhos


Com canudos de massa vai inserindo sobre o pau espetado na plasticina. Pode adicionar outros elementos como palhinhas cortadas.
 
4 – Apanhar tampas de garrafas


Deitas tampas de garrafas coloridas num recipiente com água e com dois pauzinhos a criança tenta apanhar e deitar no recipiente vazio
 
5 – Cobrir formas geométricas


Desenhe ou imprima formas geométricas numa folha e disponha de feijões ou outros grãos. O objectivo é cobrir as formas.

Fonte: Maegazine.com

Comente com o Facebook: