Frasco da calma: um objecto que pode tranquilizar seu filho (e que pode ser feito em casa!)

Foto: Mildicasdemae.com.br
Como fazer o pote da calma (calming jar):

Em um pote de plástico (ou uma garrafa pet), misture 2 colheres de sopa de cola glitter* com água morna, até chegar próximo ao limite do recipiente. Mexa bem até que a cola se desmanche na água. Feito isso, acrescente 4 colheres de chá de purpurina e misture novamente. Em seguida, coloque mais 4 gotas de corante alimentício e, antes de fechar, cubra o gargalo com papel filme (para evitar que vaze água quando o pequeno estiver brincando). Na hora de mostrar ao filhote, balance bem o pote.

*Sobre as cores da cola e da purpurina, pode usar as que desejar, mas  é importante lembrar aquelas que mais estimulam a calma: o azul, o verde e o lilás. Utilize tons de uma mesma cor (para deixar o efeito mais intenso) ou de cores diferentes – tudo é válido para atrair a atenção dos pequenos!

Sabem para que é utilizado?

Este simples frasco de purpurinas ajuda acalmar os nossos filhos quando estão com aquelas birras terríveis e das quais já tentámos tantos "truques" que já não conseguimos ser originais! E o que eles gostam é de desafios e de novidades.

É baseado no conceito Montessori: pote/frasco da calma ( calming; mind jar em inglês).

A tactica é prestar atenção ao brilho, à medida que a criança o abana, forma desenhos que chamam a atenção pelo brilho, estimulando a criatividade, e por isso, baixa os níveis de stress. Ao tomarem atenção ao frasco, ao momento presente, acalmam e conseguem relaxar sem se aperceberem.
A formula funciona melhor com as crianças entre os dois e os cinco anso de idade, mas a eficacia também depende da personalidade de cada um. Mas valerá apena tentarmos!!

Aqui por casa resultou, dado que o meu filho mais novo faz birras constantes sempre que é contrariado!! Muitas vezes penso que alguém me vai bater à porta por pensar que o estou a mal tratar, pois os berros tornam-se desagradáveis e intensos!!

Fonte: mildicasdemae.com.br

Blue Eyes 

Comente com o Facebook: