Crianças comem fruta a menos


A ingestão diária de pelo menos três porções de fruta é recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Contudo, em Portugal, sete em cada dez crianças não comem essa quantidade por dia. Esta conclusão foi retirada do estudo da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), que analisou uma amostra de 18 mil crianças, em idade escolar, entre os dois e os 12 anos.

As crianças dos Açores foram as que apresentaram a maior percentagem de consumo de fruta abaixo das recomendações com 83,6%, comparativamente às restantes regiões portuguesas. No ranking regional dos alunos que comem menos fruta na dose certa seguem-se a Madeira com 79,9%, o Alentejo com 77,4%, a região Centro e a região Norte, ambas com 74,2% e o Algarve com 73,6%. Lisboa e Vale do Tejo foi a região que registou a menor percentagem de crianças que ingerem fruta abaixo das recomendações, apesar de ainda assim ser um valor demasiado elevado: 72,4%.

O consumo de fruta abaixo das recomendações provoca carências nutricionais com efeitos muito negativos para a saúde: diminui os níveis de energia, de concentração, de aprendizagem e das defesas do organismo, tornando as crianças mais sujeitas a doenças como a obesidade ou a diabetes tipo 2, logo desde a infância.

Para lutar contra este problema, a APCOI tem promovido, junto das escolas, a iniciativa “Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável”. Após efetuarem a sua inscrição, as escolas recebem acesso aos materiais pedagógicos, sem qualquer custo. Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, afirmou que “os resultados das edições anteriores comprovam que a aplicação do modelo pedagógico dos heróis da fruta aumenta o consumo de fruta no lanche escolar das crianças que nele participam”. Os investigadores da APCOI, verificaram que uma em cada quatro crianças que integraram o programa motivacional “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” aumentaram o seu consumo diário de fruta, em apenas 12 semanas.

Neste ano letivo de 2016/2017, a APCOI irá estender a adesão ao projeto a todos os jardins de infância e escolas de 1º ciclo, de todas as regiões do país. As inscrições para esta 6ª edição já estão abertas e prolongam-se até ao dia 14 de outubro de 2016.

Fonte: paisefilhos.pt

Blue Eyes

Comente com o Facebook: