NADAR E BRINCAR NA ÁGUA


Todas as crianças adoram nadar e brincar na água e estas actividades são óptimas para o seu crescimento! Deixe-as brincar, em segurança.
Mas o afogamento é muito rápido e silencioso e pode acontecer em apenas 1 palmo de água.

Siga estas recomendações para que a brincadeira não se torne num acidente trágico.

- Perto de qualquer local com água, mantenha sempre uma vigilância próxima e a atenção focada na criança. Nunca deixe a criança sozinha ou ao cuidado de outras crianças!


- Na praia ou em piscinas, coloque braçadeiras à criança, mesmo que esteja a brincar fora de água. Escolha braçadeiras homologadas para o peso da criança.


- Escolha sempre locais vigiados e respeite as indicações dos nadadores-salvadores e as bandeiras; explique às crianças o seu significado.


- Em passeios de barco ou mota de água e em todas as atividades aquáticas todos (adultos e crianças) devem usar coletes salva-vidas adequados ao seu peso e tamanho. Estes não podem ser insufláveis e devem ser colocados e retirados em terra.


- Se tem uma piscina, coloque uma vedação (de preferência transparente) que atrase o acesso das crianças à água. Esta deve ter no mínimo 1,10m de altura, não ter aberturas superiores a 9 cm nem elementos que permitam escalá-la. O portão deve abrir para o exterior e possuir um fecho automático.


- Se usar piscinas insufláveis, esvazie-as logo após a utilização.


- As crianças devem aprender a nadar, mas as aulas de adaptação ao meio aquático ou de natação não são suficientes para evitar o afogamento.


- Ensine aos mais crescidos comportamentos seguros na água: nunca nadar sozinho, nadar paralelamente à margem, não mergulhar em pontões ou em zonas cuja profundidade desconhece, nunca atrapalhar as outras crianças com brincadeiras perigosas.


Faça um Curso de Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida. Em caso de afogamento, a intervenção imediata e adequada pode fazer a diferença entre a vida e a morte!

Conteúdo sugerido pela APSI - associação para a promoção da segurança infantil

Fonte: Estrelas e Ouriços


Comente com o Facebook: