Atenção as crianças não devem beber leite à noite


Médico dentista Olívio Dias, em entrevista à TVI24, explica que o leite está cheio de açúcar e é fatal para o aparecimento de cáries

As crianças não devem beber leite antes de dormir por causa das cáries dentárias. O leite é inofensivo durante o dia, mas à noite o corpo não é capaz de produzir saliva suficiente para atenuar um açúcar presente na lactose. Em entrevista à TVI24, o médico dentista Olívio Dias explica que, além do leite, também os sumos de fruta, as barras de muesli, as peças de fruta e os iogurtes que são consumidos ao longo do dia estão repletos de açúcar e são também fatais para o aparecimento de cáries.

“O leite, como sabemos, tem alguma concentração de açúcar. (…) Se realmente não se lavrar os dentes após a ingestão do leite, o leite vai ficar de certa forma agarrado à placa bacteriana que já pode existir no início da vida e daí, através da presença dos micróbios e de lactobacilos, desenvolve-se imediatamente a cárie”, afirma o médico.
Nesta matéria, a prevenção é a palavra de ordem. Olívio Dias defende que a mãe, logo que o bebé nasça, tem de ter cuidados extremos com a higiene oral da criança.

“A mãe tem que começar aa higienizar as gengivas com uma luvinha, nunca dar beijinhos na boca do bebé, porque o micróbio é transmissível e isso pode começar a ser um princípio de que o micróbio se possa alojar logo nos primeiros dentes, e, a partir daí, temos o problema das cáries e, às vezes, incontroláveis”, avisa.
 
O dentista alerta ainda para os riscos de se colocar um bocadinho de açúcar no biberão para aliciar o bebé. Esse açúcar, concentrado ao nível das gengivas e dos dentes de leite, tende a provocar cárie. Para o médico, o essencial é ensinar, logo de princípio, as crianças a escovar os dentes.
 
“O importante, importante, é a higiene e deve-se começar ainda antes dos dentes nascerem com uma pequena massagem nas gengivas, que tem dois benefícios. Um: facilita a erupção dos dentes e é menos sofrimento para o bebé. Dois: começa a criar-lhe o hábito de ter de fazer higiene e o próprio bebé depois vai ter maior apetência e, inclusive, pedir à mãe para lavar os dentes”, remata.
 
Fonte: tvi24.iol.pt

Blue Eyes

Comente com o Facebook: